A constituição do SIESE-DF teve seu início quando a ABESE - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança decidiu que deveria fomentar a criação de entidades sindicais em todos os Estados da Federação, pois enxergou naquele momento que este seria o melhor caminho para a defesa dos interesses da categoria.

Mas o caminho até aqui não foi fácil, todos que acompanharam esta entidade desde sua fundação ou mesmo de certos momentos para cá, sabem o quanto tivemos que trabalhar para que este dia fosse uma realidade. Nenhum de nós que estávamos naquela reunião no mês de dezembro de 2003 imaginávamos que as etapas para chegarmos até aqui seriam tão complexas e lentas.

Em 14 de agosto de 2013, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheceu o SIESE-DF como sendo o representante da categoria econômica de sistemas eletrônicos de segurança, concedendo o registro sindical Nº 000.002.193.26028-6.

O SIESE-DF conta com uma sede (SCN QD 4 BL B N° 100 conj 1201 - Brasília Empresarial Varig - Brasília-DF) para o desenvolvimento de suas atividades e com isto dar maior transparência ao segmento.